terça-feira, 4 de outubro de 2016

Smile Train, Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e Fundação IDEAH realizam a 2ª Campanha Nacional de Fissura Labiopalatina

Foto: Divulgação
Parceria visa conscientizar a população para o problema e diminuir as filas de espera pela cirurgia.

De 10 a 14 de outubro a Smile Train, ONG que se dedica a oferecer tratamento gratuito a pessoas com fissura labiopalatina, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e a Fundação IDEAH se unem, pelo segundo ano consecutivo, em uma grande campanha nacional em prol desses pacientes.

O foco este ano é a região Norte, em Manaus e no Pará, onde mais pacientes serão operados. Além disso, as regiões Nordeste e Centro-oeste também terão uma base cirúrgica durante os dias da campanha, contabilizando quatro centros sede: Fundação Hospital Adriano Jorge, em Manaus (AM), Instituto Sorriso Legal, em Marabá (PA), Associação Beija-flor, em Sobral (CE)e Fundação Uniselva, em Cuiabá (MT). Estes locais receberão a visita de um cirurgião plástico de grande experiência para realizar as cirurgias de reparação da fissura labiopalatina junto com residentes e a equipe local, treinando-os para otimizar o tratamento dos pacientes. Com essa iniciativa, espera-se que a lista de espera de pacientes pela cirurgia diminua, beneficiando cerca de 130 pessoas.

A abertura oficial será realizada no dia 10 de outubro no auditório do centro sede de Manaus, Fundação Hospital Adriano Jorge, às 9h. Estarão presentes Mariane Goes - Diretora da Smile Train na América do Sul, Dr. Pedro Martins - Presidente da Fundação IDEAH | SBCP, e os professores convidados Dr. Nivaldo Alonso - USP, Dr. Renato Freitas – UFPR e Dr. Celso Buzzo – SOBRAPAR (Campinas, SP). Já o encerramento da campanha acontecerá no Hotel Del Príncipe, em Marabá (PA). A expectativa é de que sejam realizadas, pelo menos, 60 cirurgias em Manaus, 30 em Marabá, 20 em Sobral e 10 em Cuiabá.

Todo ano, a Smile Train performa cerca de 3.500 cirurgias de reparação da fissura labiopalatina em todas as regiões do Brasil, incluindo populações ribeirinhas da Amazônia. Entretanto, com a estimativa de 4.300 nascimentos de crianças com fissura por ano no país, além dos jovens e adultos que nunca fizeram tratamento, ainda há muito a ser feito. Desde 1999, a Smile Train já fez mais 20.000 procedimentos e espera-se que esse número aumente ainda mais. “A realização anual da campanha nacional representa um grande passo no avanço para a conscientização da população sobre essa deformidade congênita, como também concretiza uma grande parceria com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e sua instituição congênere, Fundação IDEAH. Esta ação vai de encontro ao que a Smile Train preconiza: um programa sustentável dentro de cada país que atuamos”, comenta Mariane Goes, Diretora da Smile Train na América do Sul.

Triagem
No dia da abertura, 10 de outubro, serão realizadas as triagens nos 3 estados onde as cirurgias gratuitas estarão concentradas:

Sobral, CE – Santa Casa de Misericórdia de Sobral
Rua Antonio Crisóstomo de Melo, 919, Centro. Mais informações: (88) 3112-0400

Além dos telefones acima, é possível obter outras informações através dos telefones da Smile Tran: 0800 601 9091, (19) 99199-2383 Mariane Goes e (21) 97672-9376 Maria Gabriela Carvalho, estes dois últimos podendo ser pelo whatsapp.

A triagem em cada local, no dia 10 de outubro, começa às 8h, é totalmente gratuita e as famílias precisam levar documentos e exames anteriores. Após a cirurgia, todos os pacientes serão cadastrados para que recebam o acompanhamento multidisciplinar adequado em sua própria região.

Simulador
Durante a campanha, a grande novidade será a utilização, inédita no Brasil, do Simulador de fissura labiopalatal de alta fidelidade. Trata-se de um aparelho e aplicativo desenvolvidos por médicos do Canadá para treinamento cirúrgico de residentes e cirurgiões especializados em fissura labiopalatal. O estudo foi realizado pelos médicos Dale Podolsky, David Fisher, Karen Wong, James Drake, Christopher Forrest, do The Hospital for Sick Children, em Toronto, e da University of Toronto, no Canadá. O simulador já foi apresentado aos estudantes das Universidades de Toronto (Canadá) e Standford (Califórnia, EUA) e chega ao Brasil para auxiliar os médicos e residentes durante a capacitação para as cirurgias de fissuras de lábio e palato, oferecendo treinamento gratuito de forma prática e acessível.

Sobre a fissura labiopalatina
A fissura labiopalatina é uma má formação do lábio superior, que também pode atingir o céu da boca e resulta do desenvolvimento incompleto do lábio e/ou do palato, enquanto o bebê está se formando. Essa condição impacta não somente a fala, como também a nutrição e a respiração, levando o paciente a um isolamento social. Com um diagnóstico rápido, uma cirurgia que leva apenas 45 minutos e a devida assistência médica continuada, é possível reverter esse quadro e dar à criança a oportunidade de ter uma vida sem limitações. Estima-se que no Brasil, a cada 700 nascimentos, 1 criança tenha essa condição.

Com 33 centros parceiros fixos espalhados em 18 estados do Brasil, a Smile Train tem como missão oferecer, de forma gratuita, tratamento completo e de qualidade para pessoas com fissura labiopalatina, trabalhando de forma sustentável. Ao invés de fazer apenas campanhas pontuais, a Smile Train treina os médicos, visando a qualificação dos centros parceiros para uma atuação independente.


Serviço | Campanha Nacional de Fissura Labiopalatina
Abertura oficial da 2ª Campanha Nacional de Fissura Labiopalatina
10 de outubro - 9h
Auditório da Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ)
Av. Carvalho Leal, 1778, Cachoeirinha.

Sobral, CE | Associação Beija-Flor - Av. Alberto Craveiro, 2222 - Dias Macedo, Fortaleza - CE
As cirurgias serão realizadas na Santa Casa de Misericórdia de Sobral - Rua Antonio Crisóstomo de Melo, 919, Centro.
  
Centros Participantes
Os centros participantes realizarão normalmente as cirurgias agendadas, sem intensificar durante o período da Campanha. Porém, serão realizadas atividades de conscientização para os pacientes e familiares.


Encerramento da 2ª Campanha Nacional de Fissura Labiopalatina
14 de outubro - 20h
Hotel Del Príncipe
Rua Marechal Rondon, 95 - Amapá, Marabá – PA

Maria Gabriela Carvalho | Agir Comunicação
21 2522-7368 | 97672-9376

Nenhum comentário:

Postar um comentário