terça-feira, 25 de abril de 2017

Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde é tema de seminário

"Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde no Contexto dos Trabalhadores do SUS" é o seminário que a Secretaria da Saúde do Ceará realiza nesta quinta-feira, 27 de abril, das 8 às 12 horas, no Auditório Waldir Arcoverde, Avenida Almirante Barroso, 600. Praia de Iracema. Iniciativa do Núcleo de Valorização do Trabalho e Educação na Saúde, da Coordenadoria da Gestão da Educação Permanente em Saúde (NUVEN/CGEPS), o seminário é destinado aos gestores e trabalhadores que atuam na área da Gestão do Trabalho e Educação na Saúde e objetiva compartilhar e dialogar conhecimentos e experiências relacionados ao tema, com vistas a uma política pública nacional em conformidade com as necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS).

A atual Política do Governo valoriza a importância de uma gestão competente de recursos humanos, em todas as suas dimensões. A criação, na estrutura central do Ministério da Saúde, da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), em 2003, marcou essa valorização na área da Saúde. A SGTES assumiu a responsabilidade de formular políticas públicas orientadoras da gestão, formação e, qualificação dos trabalhadores e da regulação profissional na área da saúde no Brasil.


Constituída pelo Departamento de Gestão da Educação na Saúde (DEGES) e o Departamento de Gestão e da Regulação do Trabalho em Saúde (DEGERTS), a Secretaria busca a cooperação técnica nas estruturas de gestão do trabalho e educação na saúde nos estados e municípios, condição essencial para o sucesso de ações que visam estabelecer uma adequada política para seus trabalhadores, estruturando carreiras profissionais, implementando políticas de gestão do trabalho, estabelecendo programas de educação permanente e implantando mesas de negociação permanente, entre outras ações.

Neste cenário, o Ceará, através da Secretaria da Saúde, vem identificando e implementando mecanismos estratégicos de melhoria na gestão do trabalho e na qualificação dos trabalhadores do SUS, ao mesmo tempo em que constrói um novo pensar sobre como produzir saúde com qualidade. O seminário "Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde no Contexto dos Trabalhadores do SUS" se insere nesse esforço.


Assessoria de Comunicação da Sesa

Nenhum comentário:

Postar um comentário