terça-feira, 20 de junho de 2017

Santa Casa encerra curso de capacitação para os colaboradores do Serviço de Portaria

Certificação da turma encerrada no dia 19 de junho, segunda-feira
Na manhã desta segunda-feira (19), a Santa Casa de Misericórdia de Sobral (SCMS), através do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão (DEPE), realizou o encerramento do curso de capacitação para o pessoal de portaria. O treinamento teve como objetivo normatizar e melhorar o atendimento no acolhimento do fluxo de pessoas nas portarias do ambiente hospitalar. O curso contemplou duas turmas, onde o encerramento da primeira aconteceu na sexta-feira (16). O momento contou com o apoio do Diretor Administrativo da Santa Casa, Zózimo Medeiros, e do coordenador de hotelaria hospitalar, João Neto (técnico em segurança no trabalho) e teve como público alvo, além dos profissionais do hospital, os colaboradores do Hospital Dom Walfrido e da Clínica Dom Odelir.
Certificação da turma encerrada no dia 16 de junho, sexta-feira

O treinamento foi o resultado da parceria entre a Santa Casa e a empresa Infort (instituto de Formação para o Trabalho), representada pela sua diretora Mátima Mendes. Na ocasião, ela destacou a importância da formação. "É muito importante para o Infort o convênio que temos com a Santa Casa e também para os funcionários, pois diariamente tem coisa nova no mercado. Então é muito importante por parte do hospital ter essa preocupação de estar sempre atualizando os seus funcionários", ressalta a diretora, parabenizando os administradores da Santa Casa pela iniciativa
Profª Mátima Mendes e Prof Hernane Linhares da Infort
Já o tutor do treinamento, Prof. Hernane Linhares, destacou o interesse, a assiduidade e o senso coletivo dos colaboradores da Santa Casa que participaram da capacitação. "Levamos uma boa impressão dos participantes deste curso, haja vista a assiduidade e o interesse dos profissionais que participaram da capacitação. Outro ponto importante é saber que este treinamento vai refletir no atendimento aos usuários que procuram os serviços da Santa Casa. Vale destacar a preocupação dos administradores do Hospital com a qualificação dos seus funcionários, investindo em seu profissionais pensando no bem-estar deles, para que possam estar bem preparados e motivados para dar o melhor acolhimento às pessoas que buscam esta instituição de saúde", destaca Hernane Linhares. 

O curso para a capacitação de porteiros da Santa Casa contou com carga horária de 20 h/a e contemplou conteúdos como: regras do bom relacionamento no trabalho, funções do profissional de portaria, controle de fluxo entrada e saída, princípios da ética profissional do porteiros, prevenção de acidentes no trabalho, entre outros temas.  A capacitação contou com cinco encontros. No decorrer do curso, 37 profissionais da portaria puderam aprofundar seus conhecimentos e se atualizaram com uma equipe de instrutores do Instituto de Formação para o Trabalho (Infor.
Ao final do curso, o hospital promoveu um momento de descontração e homenagens aos participantes do treinamento. "O hospital conta com um quadro excelente de profissionais nas portarias, dedicados a manter e fazer segurança dentro da unidade do hospital. Levando em consideração o dia do porteiro, acontecido no dia 9 de junho, prestamos nossa homenagem a todos os colaboradores do serviço de portaria do Hospital com uma mensagem", ressalta João Neto.


Mensagem para o Dia do Porteiro

"Parabéns aos guardiões do nosso trabalho, aquele que estão em prontidão para nos proteger e salvaguardar a quem adentra em nosso ambiente hospitalar, assegura os nossos vidas e pertences, nossos segredos e correspondências. Sendo assim, no dia 9 de junho lembre-se de parabenizar o Porteiro do seu lar, o seu guardião por estarem !

Muitas pessoas acreditam que o Dia do Porteiro deveria ser comemorado no dia 29 de junho em alusão aos festejos do Dia de São Pedro, conhecido como o "porteiro do céu". Mas o dia foi escolhido Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores dessa categoria.

O porteiro é quem vigia a entrada e saída das pessoas, aquele que zela pela segurança dos colaboradores, pacientes, empresas, indústrias, escolas, hotéis, escritórios e outros. Sua função é vigiar a entrada e saída de pessoas e automóveis nesses locais, bem como chamar a atenção daqueles que perturbam a ordem do local ou abusam de seus direitos. Apesar dessa profissão ser muito comum no Brasil, em outros países é relativamente rara, assim como em cidades brasileiras menores, exercendo as mesmas funções. Em muitos edifícios, o porteiro é responsável também por entregar correspondências, prestar informações e encaminhar os visitantes ao local pretendido. Suas funções são definidas por quem administra o edifício, em geral, o síndico"  


Nenhum comentário:

Postar um comentário