terça-feira, 15 de agosto de 2017

Posto de Saúde com horário estendido beneficia população sobralense



Centro de Saúde da Família (CSF) Doutor Grijalba José Mendes Carneiro, no bairro Coelce funciona em horário ampliado até às 19h
Primeiro posto de saúde a contar com horário estendido em Sobral, Centro de Saúde da Família (CSF) Doutor Grijalba José Mendes Carneiro, no bairro Coelce, beneficia principalmente a população que trabalha durante o dia. O horário de funcionamento, que antes ia até às 17h, foi ampliado para 19h e a demanda em geral é a mesma dos outros horários com presença de hipertensos, mães e pais que trabalham e precisam levar os filhos ao médico, além de exames como pré-natal. Em um único dia, a equipe consegue atender até 25 pacientes entre 17h e 19h.
O posto funciona de 7h às 11h e de 13h às 19h desde o dia 20 de julho. É o primeiro atendimento ampliado da atenção básica de Sobral e compromisso de campanha do prefeito Ivo Gomes. “No plano de governo do prefeito Ivo Gomes, ele prometeu que iria ampliar o horário de atendimento nos Centros de Saúde da família. Está com apenas seis meses de gestão e está cumprindo com sua promessa”, garante o secretário de Saúde,  Gerardo Cristino.

A ampliação, de acordo com o secretário, será “paulatina e gradual em todos postos de saúde que sejam estrategicamente adequados”. Para ser possível o atendimento da população, as equipes de saúde funcionam em escala de plantão. A implantação da rede estendida deverá acontecer não apenas na sede de Sobral, mas também nos distritos.
Demanda ampliada
A demanda aumentou consideravelmente com o horário estendido, de acordo com a enfermeira do posto de saúde da Coelce, Rosiane Carlos. Ela ressaltou que apenas em um dia entre 17h e 19h a equipe chega a atender 25 pacientes. “A demanda é a mesma dos outros horários; hipertensos, mães que trabalham e trazem seus filhos para as consultas, pré-natal, testes rápidos”, explica. Ela explicou que a prioridade é a população que não consegue ir ao posto em outros horários e as emergências. “O posto da Coelce é um piloto para ver como funciona a demanda”, explicou a enfermeira.

A equipe do posto é composta por quatro médicos, quatro enfermeiros, cinco técnicos de enfermagem, 4 internos de enfermagem, 1 interno de medicina, além de 4 atendentes, 4 profissionais de limpeza e 4 vigilantes que se revezam em regime de plantão.

Ao chegar ao CSF, o usuário é acolhido pela equipe da Estratégia de Saúde da Família e direcionado ao atendimento. Nos casos de demandas espontâneas, o usuário passará por uma avaliação com classificação de risco e, em seguida, seguirá para o atendimento necessário.
“É bom porque não precisa perder um dia de serviço para vir ao posto”, define o auxiliar de produção Wanderson do Nascimento, 21. Ele conta que precisou ir ao posto para ser atendido e soube do horário extra. O atendimento é rápido, de acordo com ele.
PERSONAGENS
Praticidade
Ana Paula Rodrigues, 27, boleira e Ana Iorranna Rodrigues, 3
Trabalhando até às 17h, Ana Paula Rodrigues, 27, não teria como levar a filha Ana Iorranna, 3, ao médico. Com o horário estendido, o atendimento é facilitado. “Chego do trabalho e sempre dá tempo. Já avisei aos amigos e vizinhos”, conta. Ana Paula diz que já foi ao posto três vezes e sempre tem um bom atendimento.

Atendimento rápido
Zilma Cristina de Araújo, 41, agente de saúde, e Teresa Cristina, 13
A rapidez no atendimento no posto de saúde é o que mais impressiona a agente de saúde Zilma Cristina de Araújo, 41. Ela conta que a filha precisou ir ao posto depois do seu horário de expediente e conseguiu ser atendida de forma rápida. “Atendimento rápido e preciso. Normalmente as pessoas não têm tempo por causa do trabalho”, diz.
Jornal Correio da Semana
Teresa Fernandes
Jornalista
 

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