terça-feira, 17 de outubro de 2017

Alzheimer - Drª Juliana Martins (Médica Geriatra)

As mulheres parecem ter risco maior para o desenvolvimento da doença, mas talvez isso aconteça pelo fato de elas viverem mais do que os homens.

Os familiares de pacientes com DA têm risco maior de desenvolver essa doença no futuro, comparados com indivíduos sem parentes com Alzheimer. No entanto, isso não quer dizer que a doença seja hereditária.

Embora a doença não seja considerada hereditária, há casos, principalmente quando a doença tem início antes dos 65 anos, em que a herança genética é importante. Esses casos correspondem a 10% dos pacientes com Doença de Alzheimer.

Outros fatores importantes referem-se ao estilo de vida. São considerados fatores de risco: hipertensão, diabetes, obesidade, tabagismo e sedentarismo. Esses fatores relacionados aos hábitos são considerados modificáveis. Alguns estudos apontam que se eles forem controlados podem retardar o aparecimento da doença

****
 

Você sabia que existe um tipo de doença de Alzheimer que atinge pacientes entre 35-55 anos? É chamada de doença de Alzheimer de início precoce. Nestes casos, que felizmente representam uma pequena parte dos casos da doença (menos de 1% dos casos), a história familiar é o principal fator de risco. Isso porque são causados por mutações genéticas que são altamente penetrantes, significando que, quem as carrega, tem praticamente 100% de chances de desenvolver a doença ao longo da vida.

Drª Juliana Martins - Geriatria / CRM 12113
Marque sua consulta: (88) 36772310 ou 36772311
Rua: Maestro José Pedro, 407 - Centro - Sobral-CE
(Instituto Neurológico São Lucas) - 





Nenhum comentário:

Postar um comentário