quarta-feira, 16 de maio de 2018

Santa Casa de Sobral realiza a sua XVIII Jornada da Enfermagem e a III Jornada Multiprofissional

Na noite desta terça-feira (15/05), teve início início a XVIII Jornada da Enfermagem da Santa Casa, a III Jornada Multiprofissional da Santa Casa de Misericórdia de Sobral (SCMS) e o I Fórum de Pesquisa, com o tema "Contribuição da Pesquisa Científica em Hospitais de Ensino", que faz parte da programação de comemoração dos 93 anos do Hospital. A solenidade de abertura das jornadas contou com a presença de profissionais de Enfermagem, estudante da graduação e pós-graduação, docentes, residentes multiprofissionais, pesquisadores e profissionais de outras categorias da área da saúde e convidados.

O evento aconteceu no auditório do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão (DEPE) da Santa Casa. A direção do Hospital esteve presente à mesa de solenidade do evento, sendo representada pelo Dr. Cristiano Araújo (Diretor Técnico/SCMS), juntamente com a Enfermeira Lucila Albuquerque (Diretora de Enfermagem),  Prof. Msc. Henrique Linhares (Presidente da Jornada), Profª Izabelel Mont'Alverne (Vice-Reitora da UVA),  Dr. David Neto (Diretor do Hospital do Coração/SCMS) e o palestrante da noite, Dr. Manoel Odorico Moraes (Coordenador do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos da UFC). Em local de honra e destaque, também prestigiaram o evento o Prof. Dr Vicente Pinto (Diretor do DEPE/SCMS), e coordenadores de serviços do hospital.
Na ocasião, os participantes das jornadas foram acolhidos pelos membros da mesa. A Enfermeira Lucila Albuquerque, saudou aos presentes, agradeceu o apoio da Administração da Santa Casa ao evento e desejou uma boa participação a todos nas jornadas. Dr. Cristiano Araújo destacou a relevância dos enfermeiros pelo compromisso, dedicação e empenho na profissão, destacando o importante papel da categoria para a  boa assistência do hospital. Encerrando a cerimônia de recepção aos participantes das jornadas.Durante a programação cultural do evento foi realizada uma apresentação de de chorinho Lágrima da PS, formado por professores e alunos do Curso de Música da UFC/Sobral.
Finalizando a solenidade de abertura do evento, o Prof. Dr. Manoel Odorico de Moraes proferiu a palestra magna intitulada "Pesquisa Científica em Hospitais de Ensino: contribuições e inovações".Na ocasião, ele apresentou os resultados da pesquisa do uso da pele da tilápia como cobertura cutânea nas queimaduras e a sua utilização como promissor biomaterial na medicina regenerativa. 
Durante a palestra o Dr. Manoel Odorico de Moraes apresentou os benefícios da pesquisa para o tratamento das queimaduras para população e a importância do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos da Universidade Federal do Ceará (NPD/UFC).


Registro do Momento


















Nenhum comentário:

Postar um comentário