terça-feira, 22 de maio de 2018

XVIII Jornada de Enfermagem, III Jornada Multiprofissional e I Fórum de Pesquisa da Santa Casa de de Sobral fomenta a disseminação do conhecimento produzido por meio de pesquisas em Hospitais de Ensino

No período de 15 a 17 de maio, aconteceu a XVIII Jornada de Enfermagem, III Jornada Multiprofissional e I Fórum de Pesquisa da Santa Casa de Misericórdia de Sobral. O evento contemplou uma série de atividades científicas, entre palestras, mesas redondas, minicursos e o lançamento do livro Práticas de Ensino, Pesquisa e Extensão no Contexto Hospitalar, além de apresentações culturais, como as performances do grupo de chorinho Lágrima da PS, da UFC, e Samba Apaeano, dos garotos da Apae, entre outros músicos.

Na programação da manhã do primeiro dia (15/05), foram realizados os minicursos: Estudo de Revisão Integrativa (facilitadora Dra. Lídia Lourinho); Busca de Artigos em Dados Confiáveis (facilitadores Dra. Larissa Morais e Dr. David Júnior); Estrutura de Projeto de Pesquisa (facilitadores Dr. Rosemiro Ximenes e Dra. Lidyane Parente), com a participação de estudantes e profissionais da diversas áreas da saúde. À noite, aconteceu a abertura do evento com a palestra "Contribuição da Pesquisa Científica em Hospitais de Ensino",  proferida médico e Professor Dr. Manoel Odorico de Moraes filho, da Universidade Federal do Ceará (UFC).


Dando continuidade às atividades das jornadas, na manhã do dia 16, foi proferida  mini conferência pela Dra. Eva Cristino com o tema: Habilidades de Comunicação e a Ética na Pesquisa. Em seguida, aconteceu a mesa redonda que abordou a Interdisciplinaridade na Pesquisa,  moderada pela Enfermeira Lia Gomes, com a participação da Dra. Ana Kelve (enfermeira), Fonoaudióloga Dra. Lídia Lourinho (fonoaudióloga) e Dra. Hellíada Chaves (odontóloga ).
Ainda no dia 16, à tarde, a Profª. Dra. Maria Corina Amaral Viana deixou sua contribuição com a Mini conferência: Cuidado de Enfermagem Baseado em Evidências. Depois, foi realizada a mesa redonda com o tema: Contribuições da Pesquisa para Assistência, moderada pela Enfermeira Gabriela Miranda, e as participações do Dr. Joaquim David Neto (médico); Dra. Denise Lima Nogueira (enfermeira) e Dra. Izabelly Linhares Ponte (farmacêutico). A manhã do dia 17, último dia do evento, foi contemplada com as experiências exitosas dos participantes da jornada com as apresentações de trabalhos.  
À tarde foi realizado o I Fórum de Pesquisa da Santa Casa, moderado pelo Professor Henrique Linhares. Conforme os organizadores do evento, os momentos conseguiram atingir os objetivos propostos pela programação XVIII Jornada de Enfermagem, III Jornada Multiprofissional e I Fórum de Pesquisa, que é o de fomentar a disseminação do conhecimento produzido por meio de pesquisa no que concerne à gestão, atenção, ensino e pesquisa, bem como a avaliação em Hospitais de Ensino em articulação com a Rede de Atenção à Saúde.
 Registro do Momento















Colaboração: Enfª Gabriela Miranda (DEPE/SCMS)
Fotos: Enfº. Henrique Morais (Residente Multiprofissional/SCMS-UNINTA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário